quarta-feira, 29 de julho de 2015

TENHO DIABETE, POSSO COMER TAPIOCA?

A diabetes é uma doença caracterizada pela má absorção ou falta de insulina no organismo. Para que aconteça a absorção adequada de glicose, o processo precisa do auxílio de insulina, que é produzida no pâncreas.
Como o processo não é feito corretamente, acontece um aumento do nível de glicose no sangue, o que pode afetar a saúde.

A tapioca, que é um alimento feito com fécula de mandioca, não contém glúten e gordura. Comparado ao pão, a tapioca é um alimento com menor índice glicêmico, o que faz dela uma opção mais saudável. Mesmo assim, é preciso tomar cuidado e consumir moderadamente, já que a tapioca possui carboidratos simples.


Quatro motivos para incluir a tapioca na sua rotina

1 - NÃO CONTÉM GLÚTEN: A tapioca não possui gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal.

2 - SUBSTITUI O PÃO BRANCO: Para um café da manhã light, substitua o pão branco por tapioca. Pode ser consumido todos os dias, sem contraindicações. Vale lembrar que o pão branco provem da farinha refinada, pobre em nutrientes (vitaminas e minerais). Ele ainda contém glúten, além de ser rico em proteínas que não são digeridas pelo intestino.

3 - AMIGA DA DIETA: Pouco calórica, a tapioca é uma opção saudável quando combinada a recheios e acompanhamentos que seguem a dieta. Pode acrescentar pasta de humus com páprica e um fio de azeite com orégano. Se preferir ela doce, escolha uma geléia sem adição de açúcar.

4 - PRÁTICA E VERSÁTIL: A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até de pizza. Esta última opção é muito boa para o jantar. Substitua a massa da pizza pela tapioca, regue com molho de tomate, acrescente mussarela de búfala e manjericão. Para uma tapioca mais nutritiva, acrescente semente de chia, amaranto e quinoa na preparação.

Até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário