domingo, 9 de agosto de 2015

A ALIMENTAÇÃO DE QUEM TEM HIPOTIREOIDISMO


Olá pessoal, vamos falar um pouco sobre esse problema que afeta a muitas pessoas.

Quem tem esse distúrbio na tireoide precisa usar mediação de forma adequada e regularmente. O fármaco é simples e barato, mas alguns cuidados são necessários. "Deve-se tomar em jejum, com água e aguardar pelo menos trinta minutos antes de comer. Evite tomá-lo com outras medicações que afetem a absorção, como antiácidos, vitaminas com cálcio e ferro. E mantenha sempre o uso da mesma marca da medicação", indica Suemi Marui, endocrinologista do laboratório Alta Excelência Diagnóstica (SP). Ela conta que uma vez que os hormônios tireoidianos e o TSH estejam normais, o processo de emagrecimento é igual ao deu uma pessoa saudável, "mas é preciso levar em conta há quanto tempo foi o diagnóstico e há quanto tempo os exames estão normais", completa.

Uma dieta saudável pode ajudar a reduzir os sintomas de hipotireoidismo e melhorar o bem-estar geral.

Coma certo para suportar a função da tireoide
Quando você tem hipotireoidismo, ou uma disfunção da tireoide, os sintomas podem incluir fadiga, depressão, constipação e outros problemas mais sérios de saúde.

Felizmente, ingestão de determinados alimentos podem ajudar a aumentar a eficácia da sua tireoide. Uma pequena glândula em forma de borboleta em seu pescoço com um grande papel na forma como o seu corpo funciona.

A tireoide produz hormônios que regulam o humor, o metabolismo, níveis de energia, temperatura corporal, frequência cardíaca e pressão arterial. O hipotireoidismo ocorre quando esta glândula não está produzindo hormônios suficientes.

Junto com a sua medicação para tireoide, que tal optar por um cardápio que inclua alimentos que vão ajudar você a equilibrar são alimentos ricos em proteína entre outros alimentos saudáveis.

Para ajudar você a tratar e aliviar os sintomas de hipotireoidismo preparamos um simples e delicioso cardápios com alimentos escolhidos por nossa Nutricionista Marcela Oliveira.


Peixe
O ácido graxo ômega-3 encontrado nos peixes como o salmão selvagem, truta, atum, sardinha fazem este alimento uma excelente escolha para o almoço ou jantar.
Hipotireoidismo pode aumentar o risco de doença cardíaca, como resultado dos elevados níveis de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol "mau".
Ômega-3 é conhecido por diminuir a inflamação, ajuda com a imunidade, e diminui o risco de doença cardíaca. O peixe é também uma boa fonte de nutriente selênio, que é mais concentrada na tiroide. O selênio também ajuda a diminuir a inflamação.

Nozes
Outra grande fonte de selênio são as nozes, um lanche prático você pode comer em qualquer lugar. Elas também vão bem a saladas ou frituras.
Castanha do Brasil, nozes de macadâmia e avelãs são particularmente ricas em selênio, o que ajuda a controlar a tireoide corretamente.
As Castanha, você só precisa comer uma ou duas; outros frutos secos, um pequeno punhado é suficiente para obter seus nutrientes necessários - e não se esqueça de manter um olho no tamanho da porção, nozes tem alto valor calórico e níveis elevados de gordura.

Grãos Integrais
A constipação é um sintoma comum de hipotireoidismo. Alimentos de grãos integrais, tais como cereais, pão, massas e arroz são ricos em nutrientes, além de fibras, que podem ajudar com a regularidade intestinal.
No entanto, a fibra pode interferir em seus hormônios tireoidianos sintéticos. A recomendação é para levar a sua medicação da tireoide várias horas antes ou depois de comer alimentos ricos em fibra alimentar.

Frutas e legumes frescos
Um sintoma precoce de hipotireoidismo é o ganho de peso. Então o jeito é escolher sempre alimentos de baixa caloria este pode ser o ponto principal de qualquer programa de perda de peso bem sucedida.
Incluir frutas frescas ou legumes em cada refeição, sempre que possível. Os alimentos específicos como amoras, cerejas, batatas-doces e pimentas verdes também são ricas em antioxidantes, nutrientes que são conhecidos por reduzir o risco de doença cardíaca.

Alga
Alga tem uma alta concentração de iodo, um nutriente essencial para a função da tiroide. O iodo é o precursor para a produção de hormônio da tireoide.
Alga marinha, pode ser usado em sushi, sopas e saladas. Outra vantagem: Alga oferece benefícios nutricionais de fibra, cálcio e vitaminas A, B, C, E e K.
É possível ter muito iodo, que pode agravar doenças da tireoide. No entanto, de acordo a probabilidade de isso acontecer é maior se você estiver tomando suplementos que contêm iodo. Certifique-se de conversar com seu médico antes de aumentar a ingestão de iodo.

Leite
Existe uma associação entre a deficiência de vitamina D e doença de Hashimoto, a causa mais comum de hipotireoidismo, de acordo com um estudo publicado na edição de agosto de 2011 edições da revista "tiroide".
O leite fortalecido não só aumentou a vitamina D, mas também quantidades significativas de proteínas, cálcio, e iodo.
Porque Hashimoto também pode levar a mudanças que contribuem para estripar problemas como azia, alimentos como iogurte com boas bactérias pode ajudar a regular outras bactérias.

Feijões
Uma comida barata e versátil, o feijão é uma grande fonte de energia sustentada, o que pode ser útil se o hipotireoidismo deixar você sem energia.
O feijão contém proteínas, antioxidantes, carboidratos complexos, e grande quantidade de vitaminas e minerais. Eles também são ricos em fibras, o que pode ser benéfico se você sofre com a prisão de ventre, um efeito colateral comum de hipotireoidismo.
Se você não gosta de feijão, existem muitas variedades para tentar, todos os quais podem ser utilizados como base para as entradas e para melhorar a sopas, saladas e ensopados.


Dica de Cardápio para Hipotireoidismo

Café da Manhã
  • Opção 1: 01 copo de suco de uva,02 fatias de pão integral light, 01 colher de sopa de requeijão light, 01 fatia de peito de peru 
  • Opção 2: 02 torradas integrais, 01 fatia de queijo branco, 1/2 unid mamão papaia, 01 xícara de chá verde 
  • Opção 3: 01 copo de leite desnatado batido com 05 morangos, 01 colher de sopa de farinha de linhaça, 02 fatias de pão de forma integral, 01 colher de sobremesa de geleia diet 
  • Opção 4: 1 copo americano de leite desnatado, 01 colher de sobremesa de granola,01 taça de salada de frutas 
Lanche da Manhã
  • Opção 1: 01 tangerina 
  • Opção 2: 01 banana 
  • Opção 3: 02 damascos secos 
  • Opção 4: 03 Castanhas-do-Pará 
Almoço
  • Opção 1: 01 prato de sobremesa de salada de rúcula, agrião e tomate cereja, 02 colheres de sopa de arroz integral, 01 filé bovino grelhado, 02 batatas assadas 
  • Opção 2: 01 pires de salada de alface, cenoura ralada, 02 colheres de sopa de arroz integral, 03 colheres de sopa de escarola refogada, 01 bife bovino grelhado 
  • Opção 3: 01 prato de sobremesa de salada de alface, tomate e ovo cozido, 02 colheres de sopa de arroz integral, 01 filé de frango grelhado, 02 colheres de sopa de polenta 
  • Opção 4: 01 posta de peixe assada, 01 pires de salada de agrião, alface e beterraba ralada, 02 colheres de sopa de arroz integral, 01 colher de sopa de lentilha 
Café da Tarde
  • Opção 1: 01 iogurte light 
  • Opção 2: 01 pêra 
  • Opção 3: 01 goiaba vermelha 
  • Opção 4: 01 copo de suco de frutas vermelhas 
Jantar
  • Opção 1: 01 prato de sobremesa de salada de batata, chuchu e cenoura, 01 filé de atum grelhado, 02 colheres de sopa de espinafre refogado 
  • Opção 2: 01 filé de salmão grelhado, 02 colheres de sopa de brócolis ao vapor, 02 colheres de sopa de abobrinha refogada, 01 colher de sopa de arroz integral 
  • Opção 3: 01 pires de salada de rúcula, tomate e cebola, 01 omelete feita com 02 claras e 01 gema, 02 colheres de sopa de arroz integral 
  • Opção 4: 02 colheres de sopa de couve refogada, 01 pires de salada de pepino, tomate e milho verde, 01 colheres de sopa de arroz integral, 01 fatia de carne ao forno com abobrinha 
Ceia
  • Opção 1: 02 ameixas vermelhas 
  • Opção 2: 01 cacho pequeno de uva 
  • Opção 3: 01 copo de leite desnatado 
  • Opção 4: 02 bolachas água e sal 
Espero que as dicas sejam de ajuda. Até breve pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário