segunda-feira, 3 de agosto de 2015

EXERCÍCIOS SÃO UNISSEX, MAS PRECISAM SER ADAPTADOS AO SEU PERFIL

Entenda as diferenças entre o corpo dos homens
e das mulheres para acertar no treino

Vocês chegam acompanhados à academia. Mas na hora de arregaçar as mangas e suar a camisa, não tem jeito, cada um vai para o seu lado. Os treinos diferentes são mais do que naturais, afinal, os exercícios respeitam as diferenças entre o corpo masculino e feminino.

Para começar, os homens saem em disparada no quesito gasto calórico. No geral, a queima de calorias é maior nos homens. Isso acontece porque eles têm mais massa muscular, fala sobre uma característica do corpo masculino a consultora de fitness Valéria Alvim. Segundo ela, as mulheres gastam em média 1.400 calorias na manutenção dos processos vitais. Ou seja, sem praticar nenhum tipo de atividade física. Já os homens, na mesma condição, perdem uma média de 1.650 calorias.

Outra diferença apontada por Valéria é que os homens têm vantagens na hora de ganhar massa muscular. Entre os diversos fatores envolvidos, os homens apresentam mais testosterona, por exemplo. O hormônio ajuda no ganho de massa magra, diz. Ela lembra que fatores genéticos também influenciam nos resultados da prática de exercícios.

Valéria diz ainda que, apesar de as mulheres não atingirem o gasto calórico dos homens devido às diferenças na composição corporal, a perda de calorias é proporcional ao corpo delas. Além disso, quando os exercícios entram em cena, a perda de calorias nas mulheres é tão significativa quanto a dos homens.

Exercícios masculinos e femininos 
Mais uma notável diferença entre o corpo dos homens e das mulheres são os locais em que as gorduras tendem a se instalar. Valéria constata que, nas mulheres, o acúmulo de gorduras costuma ser no quadril, nas coxas e nos braços. Já os homens sofrem com as gorduras localizadas na região abdominal, além das costas e do peito.

A recomendação dos exercícios para eliminar tais gordurinhas, no entanto, é a mesma para os dois perfis. De acordo com a consultora de fitness, o segredo da boa forma e da eliminação das gorduras localizadas está na combinação de atividades físicas com cardápio equilibrado.

As atividades físicas precisam estar divididas em três modalidades básicas: alongamento, exercícios aeróbios e exercícios resistidos, aqueles que envolvem cargas. Valéria garante que, mesclando os três tipos de exercícios, dá para manter um corpo com tudo em cima.

A partir dessa regrinha, os treinos devem ser montados com foco no objetivo do praticante. Se a intenção é tornear as pernas, por exemplo, as mulheres podem optar pela corrida ou bicicleta como representantes das atividades aeróbias. A corrida fortalece mais a parte posterior da coxa. Enquanto as pedaladas trabalham o quadríceps, parte da frente da coxa, esclarece. 

Quem visa a hipertrofia não pode exagerar nos exercícios aeróbios. Pratique-os, no máximo, três vezes por semana e invista nos treinos de musculação. Para aumentar a massa magra, os iniciantes devem realizar as séries três vezes por semana. Alunos com um condicionamento físico mais preparado podem treinar até seis vezes por semana, fala Valéria sobre as variações conforme o perfil do aluno. 

Homens e mulheres que querem dar fim às gorduras abdominais não podem esquecer de mesclar os três tipos de atividades físicas a um cardápio balanceado. Para eliminar a capa de gordura que fica em cima dos músculos abdominais, a dieta é essencial, alerta a especialista. As séries de abdominais em si não precisam ser feitas todos os dias, ainda de acordo com Valéria. Ela afirma que praticá-los três vezes semanais é o suficiente, desde que as seqüências trabalhem todas as partes da região abdominal, como a parte inferior, superior e lateral da barriga. 

Diferenças além das características físicas 
Valéria conta que, ao trabalhar como personal trainer, notava uma diferença entre os alunos e as alunas. Quando as mulheres queriam entrar em forma, recorriam primeiro à dieta. Já os homens preferiam se exercitar antes de ter que apelar para uma dieta. Hoje em dia, os dois já têm a consciência de que alimentação equilibrada e exercícios físicos precisam caminhar juntos, ressalta. 

Também é comum ver mais mulheres freqüentando as salas de musculação, comparando com tempos atrás. O esclarecimento de que quanto mais massa muscular você tiver, mais acelerado será seu metabolismo e, conseqüentemente, mais calorias você vai queimar, leva muita gente com o objetivo de diminuir a porcentagem de gordura corporal a investir na musculação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário